Chapada Diamantina


Entrada para o Vale do Pati

A Chapada Diamantina está localizada no centro do Estado da Bahia, uma região formada pela Serrada do Sincorá, detentora de quase todas as nascentes que alimentam o rio Paraguaçu. Suas águas, que correm pelos rios, são lançadas sobre pedras revelando lindas cachoeiras e cortando vales formando um cenário incontestável, seguindo seu percurso até encontrar-se com as águas do mar na Baía de Todos os Santos.

A Chapada iniciou sua transformação cerca de um bilhão e seiscentos milhões de anos atrás, com a formação da bacia sedimentar do espinhaço, onde os rios, ventos e mares desempenharam o papel de agentes modificadores daquela paisagem. As inúmeras camadas de arenitos, conglomerados, e calcários, hoje expostos na Chapada Diamantina, representam as atividades destes agentes ao longo do tempo geológico.


Conhecida como um dos principais pólos de ecoturismo e turismo de aventura, a Chapada é uma excelente opção para quem quer caminhar respirando o ar puro  admirando as paisagens e lugares onde a natureza prevalece guardando sempre uma surpresa, como águas cristalinas ou areias coloridas, belos morros, flores e hortaliças que encantam pela beleza e singularidade. Um paraíso natural com Histórias Intrigantes que marcaram um passado de muita luta e exploração de diamantes traz um fascínio ainda maior para os turistas que visitam a região. A vegetação é exuberante, composta de espécies da caatinga semi-árida e da flora serrana, destacando as bromélias, orquídeas e sempre-vivas.

Hoje, a região conta com o Parque Nacional da Chapada Diamantina, decretado em 1985, com área de 152.575 ha. O objetivo do Parque é proteger amostras dos ecossistemas da serra do sincorá, assegurando a preservação de seus recursos naturais e proporcionando oportunidades controladas para visitação, pesquisa científica e conservação de sítios e estruturas de interesse histórico-cultural.

Visitar a Chapada Diamantina e conhecer um pouco das suas estórias e lendas, seus vales e cachoeiras e desfrutar da natureza e das paisagens que o local oferece, é uma oportunidade onde quem já foi voltou e quem não voltou pensa em voltar para repetir um pouco mais a experiência tida pelo lugar.